Nasceu em 1941 em Lourenço Marques.
Trabalhou como desenhador de publicidade e arquitetura e como decorador de pavilhões para feiras internacionais em Moçambique. Fez cenografias para espetáculos e ilustrou vários livros.
De 1982/85 foi bolseiro do Governo Espanhol, em Madrid, para cerâmica (Taller Azul) e zincogravura (Óscar Manezzi).
Em 1986 foi bolseiro do Governo Português, vivendo em Portugal desde essa data e dedicando-se exclusivamente à pintura.
Desde 1967 expõe, em exposições individuais e coletivas, quer em Portugal, quer nos restantes países europeus, assim como nos PALOP. Entre 1973 e 2020 tem recebido vários prémios e várias menções honrosas. Em 2012 foi homenageado no evento multidisciplinar cultural, PLAST&CINE, realizado pela Editorial Novembro, em parceria com o Eixo Cultural do Douro.
Tem referência em vários dicionários de pintores e escultores portugueses e em revistas de arte de âmbito nacional e internacional.
É ainda autor de várias ilustrações de livros, de escritores africanos e portugueses, de referência nacional e internacional.
Desenvolveu inúmeras iniciativas, evidenciando-se, entre elas, as viagens culturais a mu seus de referência, encontros com outros artistas, concertos, colóquios e oficinas de prática artística para crianças, jovens e adultos.
A cor, a vibração, a exuberância, a ousadia, a inspiração, o imprevisto, o adorno, o figurativo, o registo, o abstrato, a frescura e o vigor são apenas uma ínfima parte dos nomes que classificam a sua vastíssima obra.

Roberto Chichorro